16 coisas que você precisa fazer no seu negócio

Abriu sua empresa, definiu suas metas e objetivos, contratou uma equipe e…agora?

Só em 2018, mais de 2,5 milhões de empresas foram abertas no Brasil, porém, muitas delas acabam esbarrando em dificuldades e não sabem como dar o próximo passo. Por isso, aqui vão 16 dicas para você conseguir dar o próximo passo e fazer sua empresa crescer!

1- Determine um objetivo

Você nunca vai chegar a lugar algum, se não souber para onde quer ir. Então defina objetivos e dentro deles, pequenas metas que ajudarão a atingir o objetivo final.

2- Construa sua marca

Quem é você e o que você oferece aos seus clientes? Definir a personalidade da sua marca é crucial para que todos saibam o que você faz. Por isso, cada ação deve ser trabalhada em conjunto com a personalidade que você definiu, construindo assim o que nós chamamos de Identidade da Marca.

cuide da sua marca
Cuide da sua marca.

Para criar a identidade da sua marca, é necessário um trabalho de Branding, onde é realizado um estudo para criar uma identidade de marca compatível ao seu negócio.

3- Entenda seu público

Uma das maiores dificuldades em um negócio é identificar quem é o seu público e quem pode vir a ser um cliente em potencial, por isso, a maioria das empresas acaba oferecendo seu serviço para todo mundo, em busca de um cliente, isso significa um grande esforço para pouco resultado. Ao definir seu público, você sabe exatamente atrás de quem você precisa ir. Depois de definir um público, definir uma persona vai te ajudar muito nesta etapa!

4- Seja consistente

Quando for tomar qualquer decisão, faça de forma consistente. Defina exatamente qual o seu serviço/produto, como você vai se comunicar e qual o próximo passo. A consistência das suas ações refletem na sua empresa e uma marca consistente aumenta as chances de sucesso!

5- Foque na sua equipe

Parece óbvio, mas ter uma equipe unida e motivada faz toda a diferença! Saber gerenciar cada membro da sua equipe e a forma como lida com os contratempos podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

6- O pós-vendas é muito importante!

Não existe nada mais frustrante do que uma empresa que faz um excelente trabalho na hora de vender e quando você precisa de suporte…é uma decepção! Invista em um treinamento para a sua equipe e tenha um pós-venda que transforme consumidores em clientes fiéis!

7- Organize-se!

Como num quebra-cabeças, a organização é fundamental para o seu negócio.

Tenha um workflow bem organizado. Existem muitas ferramentas que podem te ajudar, como um CRM (customer relationship management) ou um organizador de tarefas, mas cuidado, foque apenas em ferramentas que sejam indispensáveis para o seu negócio!

8- Seja transparente!

Seu cliente é um parceiro de negócio então, se você tem alguma informação relevante, informe ele. Isso gera confiança, melhora a relação cliente x empresa e aumenta a possibilidade de ter seu serviço indicado por outras pessoas.

9- Mantenha-se informado

A tecnologia está avançando cada vez mais rápida e você tem que estar atualizado sobre as novidades que podem agregar no seu negócio. Sejam novos softwares ou ferramentas de trabalho, estar bem informado é uma forma de superar a concorrência.

10- Observe novas tendências.

Além da tecnologia, fique atento às novas hypes (modas ou tendências que ficam em alta momentaneamente). Com o timing certo, usar essas novidades podem dar uma alavancada no alcance da sua empresa!

11 – Envolva seus clientes

Os clientes são a base do seu negócio e fazê-los se sentir parte integrante da sua empresa é essencial. Formulários de avaliação, mensagens personalizadas e até ofertas de brindes são uma excelente forma de trazer seus clientes para perto de você!

12- Não venda produtos, venda experiências!

Vender um produto ou um serviço é normal, mas transformar o uso do produto ou serviço em uma experiência agradável tem um poder muito mais na mente dos clientes. Da mesma forma, um envolvimento negativo pode precisar de uma intervenção mais incisiva para reverter o quadro.

13- Faça testes

Caminhos
Fazendo testes, você saberá qual o melhor caminho para o seu negócio!

Quer tentar um novo método para atrair clientes, percebeu que há novas formas de vender seu serviço ou quer tentar um novo tipo de abordagem nas suas redes sociais? Será que vai dar certo? Só existe um jeito de descobrir, acompanhar padrões de mercado podem dar certo, mas conseguir um formato que funciona para o seu negócio é muito melhor!

14- Acompanhe resultados

Essa trabalha junto com a dica anterior. Não adianta fazer testes se você não utilizar métricas para identificar se você teve sucesso. Definir KPIs (Indicadores de performance) são uma forma eficiente de como mensurar os resultados da sua empresa. 

15- Conheça seus concorrentes

“Mantenha os amigos sempre por perto e os inimigos mais perto ainda”.

Essa frase parece clichê, mas tem muito sentido no mundo corporativo. Manter-se informado sobre os seus concorrentes é crucial para você definir um caminho ou montar uma nova ação para a sua empresa.

16- Seja persistente

Não desista! Se você tem plena convicção do que está fazendo e identificou que existe mercado para seu produto/serviço, continue trabalhando. Dificilmente será fácil e você terá que trabalhar muito para alcançar os resultados que você deseja, mas o importante é seguir em frente perante as adversidades e não desistir jamais! 

Os resultados podem não vir do dia para a noite, mas seguindo essas dicas você vai conseguir dar um próximo passo e se você já está no mercado tente identificar se existe alguma destas ações que você acabou ignorando e faça o quanto antes!

Não desista, todo negócio passara por dificuldades e precisa de tempo para se consolidar!

E se precisar de ajuda com a parte de comunicação digital, fale com a gente!

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